quarta-feira, 28 de julho de 2010

"Em Defesa do Voto Obrigatório!"(sic)

 
Em recente artigo isabel lustosa saiu em defesa do famigerado voto obrigatório. Uma das explanações mais levianas que já li nos últimos anos.

A "douta"(sic), busca fazer paralelo entre a obrigação do voto e vacina obrigatória. Uma coisa é o
pinião e outra é prevenção.

Outra comparação ridícula de isabel lustosa é a lei sobre o patrimônio histórico e o voto obrigatório. Uma é mercadoria e outra é cidadania.

Diz que o voto deve ser obrigatório assim como educação é obrigatória. Esquece a "ilustre" que não adianta se não há escola.

A "coleguinha" tenta distorcer fatos e a história o maquiando com falsa erudição. Rebento da ditadura travestida de esquerda.

Exemplos para isabel lustosa , viver deve(ria) ser obrigatório, sem risco de ser eliminado por pimenta neves, timponi ou bruno "picadinho".

O voto defendido por ela transforma os candidatos; em mercadorias expostos nas prateleiras, quem tiver o melhor anuncio, vende.

O escárnio do voto à isabel lustosa chega a tal que candidatos ocupam-se em debater o que está na mídia. Copa, Olimpiada, Farc, Colômbia...

Com o voto no modelo dela, o eleitor é obrigado a escolher entre o péssimo e o horrível, a melhor musiquinha, fotografia e etc.

Inclusive porque votar nulo ou branco, não trás mudança nenhuma no quadro político, deveria. E isabel lustosa sabe, mas finge que não.

Finge não saber isabel lustosa, mas o voto obrigatório elegeu, collor, roriz, arruda, pita, barbalho... a custa de muita maquiagem e publicidade.

Só com voto facultativo e distrital, contrário ao do apregoado por isabel lustosa é que o discurso é elevado, no corpo a corpo entre o candidato e o eleitor. Se não ele não vai...
 
 
Cãriùá - TaTaRaNa
 

3 comentários:

Taw disse...

Olha... se o voto não fosse obrigatório, o trabalho de publicidade da mídia pra seus candidatos daria muito mais resultado, e o Brasil, provavelmente teria uma chance muito menor de eleger alguém que pudesse trabalhar [acertando ou errando], enfatizo, trabalhar para os brasileiros...

Para mim [ou seja, opinião apenas de um cidadão brasileiro], o voto obrigatório é um assunto de soberania e defesa nacional. Basta observar nos dados históricos como grandes corporações fazem para tentar fazer com que toda a economia de um país esteja sub seus domínios.

[eles não só usam os corruptos, como usam a grande mídia para fazer o povo desinteressar pela política e a partir dela criar leis que as favoreçam em detrimento da classe trabalhadora]

essas coisas são muito delicadas, véio...

Cãriùá disse...

Taw Tu estas enganado.
O voto obrigatório é que depende da piblicidade, pois só elegemos a "embalagem".
No voto facultativo, se o candidato não tiver discurso, "dança", a militância vai pra praia, pro campo ou fica em casa.

Nenhum País é soberando, "maquiando" dados, cidadania não é adquirida por decreto.

Grazi disse...

Eu acredito que o Brasil, não está preparado p/ o voto facultativo. O fato do voto ser facultativo, não vai fazer os candidatos gastarem menos em publicidade, pelo o contrário o 'desespero' deles pode ficar ainda maior. É comum que o povo eleja um candidato e após um escândalo, as pessoas falarem: ' eu não votei em fulano'. Eu lembro que Collor foi eleito com uma quantidade expressiva de votos e após os escândalos, o que mais se ouvia nas ruas era a frase 'eu não votei em Collor' e aí eu ficava me perguntando como ele foi eleito. Em resumo o brasileiro gosta de tirar o corpo fora quando o assunto é política, sendo o voto facultativo, as pessoas dexariam de votar entre outros motivos para tirar o corpo fora e dizer 'eu nem votei', quando o país estivesse vendo escândalos, tipo o mensalão. Nesse caso quem não votou é mais responsável pela corrupção do que quem votou, quem votou ainda arriscou uma escolha, pior faz quem deixa os outros decidirem para dizer ' a culpa é de quem votou neles, eu não votei'. Nunca vai existir candidato perfeito, infelizmente a gente tenta arriscar na escolha do menos pior entre os já muito ruins. Acredito que o voto facultativo aqui na minha região, incentivaria mais a compra de votos, do mesmo jeito que famosos e empresários só apoiam candidatos publicamente na intenção de obter vantagens financeiras, sendo o voto facultativo muitos eleitores só votariam em troca de vantagens financeiras, não que isso já não ocorra, eu conheço pessoas, esclarecidas que possuem bom grau de instrução mas que só votam em alguém, em troca de algo. Ainda tem o grupo que deixaria de votar p/ ir a praia, etc. Mesmo sendo o voto facultativo alguém vai ser eleito e esse alguém pode ser muito corrupto independente do voto ser obrigatório ou não.